2Cellos e David Garrett

novembro 18, 2012

2 Cellos


Hauser e Šulic... músicos clássicos com visual rock n' roll. (divulgação)
2Cellos é uma dupla croata formada pelos celistas Luka Šulic e Stjepan Hauser. Šulic (nascido em Maribor, na Eslovênia, em 25 de agosto de 1987) e Hauser (de Pula, na Croácia, em 15 de junho de 1986) se conheceram ainda na adolescência, nas aulas de música na Croácia. Eles frequentaram a Academia de Música em Zagreb e foram estudar juntos em Viena, na Áustria. Mais tarde, Šulic entrou na Royal Academy of Music de Londres, enquanto Hauser frequentou a Royal Northern College of Music em Manchester.
Antes de serem parceiros no 2Cellos, Luka Šulic and Stjepan Hauser podem ser considerados rivais, já que frequentemente competiam um contra o outro em vários concursos de música. Mas, segundo Hauser, apesar da ‘rivalidade musical’, eles sempre foram grandes amigos e sonhavam em tocar juntos, o que não era possível por estudarem em cidades diferentes. Mas, em setembro de 2010, passaram a morar próximos um do outro, a passar mais tempo juntos e começaram a discutir sobre “este projeto maluco” que viraria o 2Cellos.

2Cellos em seu cover de "Smooth Criminal". (reprodução)
Apesar do relativo sucesso musical que alcançavam na Inglaterra e em vários outros países, os dois celistas passavam por muitas dificuldades financeiras. Então, um diretor amigo de Hauser sugeriu que tentassem a sorte no mercado da música pop. Foi aí que nasceu a ideia do vídeo em que tocam um cover de “Smooth Criminal”, sucesso de Michael Jackson.
O vídeo (reproduzido abaixo) fez muito sucesso, alcançando mais de 5 milhões de acessos, sendo de 3 milhões deles foram apenas nas duas primeiras semanas… assim, os rapazes foram “descobertos” pelos fãs e pelos profissionais da indústria musical.


Em abril de 2011, os rapazes assinaram contrato com a Sony Masterworkse, no mês seguinte, terminaram a gravação de seu primeiro álbum. Lançado em julho de 2011, o CD inclui covers de sucessos de artistas consagrados, como U2, Guns N’ Roses, Nine Inch Nails, Muse, Sting, Kings of Leon, Coldplay, Nirvana, entre outros. De acordo com a dupla, as músicas foram escolhidas por poderem ser adaptadas para serem tocadas por apenas dois violoncelos… “Crescemos ouvindo Michael Jackson, U2 e Nirvana. A melodia e estrutura de suas canções nos inspiraram a rearranjá-las para dois violoncelos. Bandas como Coldplay, Kings of Leon e Muse também escrevem músicas com estas qualidades similares de melodias. Passamos bons momentos procurando estas músicas e tornando-as parte do nosso álbum também”, explicam.
Embora estejam gravando principalmente músicas de rock, os celistas garantem que continuam tocando em orquestras e que nunca abandonarão a música clássica. Ainda dizem que um dia pretendem sair em turnê com uma orquestra de música clássica e outra de música contemporânea.

A dupla croata faz pose para a foto! (divulgação)
Perguntados sobre como surgiu a ideia de tocar músicas de pop e rock no violoncelo, eles dizem que “existem muitos motivos para isso. Queríamos fazer algo novo e excitante, e atrair o maior número possível de pessoal para este instrumento maravilhoso, especialmete os jovens. Também queríamos revolucionar o violoncelo e expandir as possibilidades; na música clássica, as notas existem por 200 anos e você não pode mudar muitas coisas. E existem muitas canções de pop e rock que adoramos e, como temos muita adrenalina e energia, sempre quisemos mandar ver no rock com o violoncelo.”

A dupla levanta o público em show. (divulgação)

O sucesso do 2Cellos começou a render grandes frutos imediatamente: o inglês Elton John assistiu ao vídeo de “Smooth Criminal” na internet e entrou em contato com Šulic, convidando ele e seu parceiro para participarem de sua turnê europeia de verão, que passaria por 30 cidades.
O 2Cellos também apareceu no programa “The Ellen DeGeneres Show”, em “Perez Hilton’s Perez TV”, em vários e importantes festivais de música e, por fim, no já mencionado episódio especial de “Glee”, numa cena onde todo o cenário é inspirado no vídeo original de seu cover de “Smooth Criminal”.
Dois músicos talentos, carismáticos e apaixonados pelo que fazem… certamente terão um futuro brilhante pela frente!
Abaixo, mais dois vídeos com duas reinterpretações maravilhosas de dois grandes sucessos do rock: “Welcome 2 the Jungle”, do Guns n’ Roses, e“Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana. Espero que gostem…




David Garrett


Garrett nasceu em Aachen, filho de uma mãe americana e um pai alemãoQuando Garrett completou quatro anos, seu pai comprou um violino para o irmão mais velho. David interessou-se pelo instrumento e logo aprendeu a tocar. Um ano depois ele participou numa competição e ganhou o primeiro lugar. Aos sete anos, ele tocava uma vez por semana em público. Ele estudou violino no Conservatório Lübeck. Aos doze anos, Garrett começou a trabalhar com a violonista polaco-britânica Ida Haendel, frequentemente viajando a Londres e outras cidades europeias para encontrá-la. Aos treze anos firmou um contrato com a gravadora Deutsche Grammophon Gesellschaft que assegura exclusividade. Foi também nessa idade que decidiu mudar seu nome artístico e começou a usar o sobrenome de sua mãe. Em 1999 foi aluno da Juilliard School, na sala de Itzhak Perlman, para aprofundar seus conhecimentos do violino. Saiu formado de lá em 2004.
Garrett toca alternativamente um violino de Antonio Stradivari de 1718 e um de Giovanni Battista Guadagnini de 1772.
Abaixo um show dele com duração de 2 horas e 11 minutos, simplesmente magnifico.



You Might Also Like

2 comentários

  1. quero parceria!! amo seu blog... Vai querer? meu blog é simples, mas da pro gasto, troca de banners ok?
    oblogdarayzinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o som que estes instrumentos transmitem!
    Queria assim no meu casamento..


    Bjss

    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento: Clique Aqui

    ResponderExcluir

Advertise

Like us on Facebook

Flickr Images